Cavalo de Ferro anuncia obras dos Nobel Halldór Laxness, Neil Jordan e Knut Hamsun

A Cavalo de Ferro anunciou que no último trimestre de 2010 irá editar mais títulos dos Nobel Halldór Laxness, Knut Hamsun e Hermann Hesse, assim como dos irlandeses Neil Jordan e Flann O’Brien, este último uma estreia no catálogo.
Do islandês Halldór Laxness, de quem a Cavalo de Ferro já lançou em tempos Gente independente, vai sair Os peixes também sabem cantar. Pan é a nova aposta da editora no que se refere à obra do autor de Fome, o norueguês Knut Hamsun.
Uma história da literatura universal é assinado pelo alemão Hermann Hesse
Amanhecer com monstro marinho é o romance a lançar de Neil Jordan, autor de Sombra. Jordan é também conhecido pelo seu trabalho como realizador de cinema, tendo assinado obras como Jogo de lágrimas, Entrevista com o vampiro, Michael Collins, A companhia dos lobos, Breakfast on Pluto e A estranha em mim.
Flann O’Brien estreia-se no catálogo Cavalo de Ferro com Um rio de tinta irlandesa, título ainda provisório.

Os peixes também sabem cantar – Halldór Laxness
«Os peixes também sabem cantar é, depois de Gente independente, um dos livros mais significativos e de sucesso na carreira de Halldór Laxness. Sem dúvida, um dos que melhor explica ao seu leitor a Islândia, descrevendo, através da história de vida do seu jovem protagonista, o momento histórico da passagem da sua misteriosa e mágica sociedade ancestral à modernidade dos nossos dias.
O romance, que se situa em inícios do século XX, acompanha a passagem da infância para a vida adulta do jovem Álfgrímur. Abandonado pela mãe em Brekkukot, uma propriedade rural na periferia de Reykjavík – então uma pequena cidade de poucos habitantes e sob o domínio dinamarquês –, a infância de Álfgrímur decorre de forma idílica entre os trabalhos domésticos na quinta, com a avó adoptiva que recita os rímur e as antigas sagas islandesas, a aprendizagem de latim e a audição, à noite, das histórias dos excêntricos habitantes de Brekkukot.
Álfgrímur, que sonha um dia tornar-se pescador, tal como o seu avô, vê no entanto todos os seus projectos de futuro serem abalados pelo regresso a casa do Garõar Hólm. Famoso cantor lírico, orgulho da Islândia, a vida de Garõar está porém envolta num misterioso segredo, que caberá a Álfgrímur desvelar, ligando para sempre a sua vida à desta estranha personagem. Será Garõar a fazer com que Álfgrímur se apaixone pela música, incitando-o a alcançar com o canto da sua voz a “Nota Pura”.»

Amanhecer com monstro marinho – Neil Jordan
«Amanhecer com monstro marinho, considerado pela crítica um dos melhores romances de Neil Jordan, é uma história sobre a eterna rivalidade e incomunicabilidade entre pai e filho.
Fugido de casa após ter descoberto que o seu pai, um político conservador irlandês, está para casar com Rose, a jovem professora de piano com quem ele teve uma intensa e passional história de amor, Donal Gore, desiludido pela dupla traição, ruma a Espanha para combater na Guerra Civil do lado do exército republicano. Feito prisioneiro, à espera de ser fuzilado, Donal sobrevive revivendo o seu passado: as noites de pesca com o pai, os seus intermináveis silêncios, o vazio deixado pela morte precoce da sua mãe, a chegada de Rose. Libertado por um oficial alemão que, em troca, pretende que ele se torne no seu informador, Donal regressa à Irlanda. À sua espera encontra Rose e o seu pai, bastante mudado. Algo de terrível deve ainda acontecer na relação deles. A política e a espionagem, que fazem agora parte da vida de Donal, farão precipitar os acontecimentos, mostrando a Donal que, mesmo na complicada reconciliação com o mundo, o seu destino será sempre o da traição.»

Um pensamento sobre “Cavalo de Ferro anuncia obras dos Nobel Halldór Laxness, Neil Jordan e Knut Hamsun

  1. Pingback: Cavalo de Ferro lança “Pan”, do Nobel Knut Hamsun | Porta-Livros

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.