“Alice no País das Maravilhas” – Lewis Carroll (adaptação de Harriet Castor e ilustrações de Zdenko Bašić)

Com a estreia do filme Alice no País das Maravilhas, de Tim Burton, multiplicaram-se as edições do clássico de Lewis Carroll, nos mais diversificados formatos. Uma das melhores é, sem dúvida, é a da Arteplural/Círculo de Leitores que optou por uma adaptação de Harriet Castor com ilustrações de Zdenko Bašić
Além do texto, que cumpre o seu papel de reproduzir, em resumo, a obra, este belo álbum vem recheado de surpresas capazes de surpreender as crianças – não as demasiado pequenas, essas podem “estranhar” as montagens/imagens/ilustrações algo góticas de Zdenko Bašić. São brincadeiras interactivas e actividades constantes, como puxar a Alice para ela crescer, um truque para fazer crescer e diminuir a protagonista, abrir portas que dão acesso a coisas estranhas, cartas a espalharem-se, o gato a sorrir e a desaparecer e, finalmente, um jogo que consta em procurar chaves escondidas para se poder responder à pergunta-chave do País das Maravilhas.
Destaque ainda para a inclusão de um pequeno livro dentro do livro, o Guia do País das Maravilhas, assinado pelo Coelho Branco, que fornece dicas fundamentais para se sobreviver neste estranho território, assim como explica em pormenor como ele “funciona”.
As ilustrações, com um estilo muito próprio (capaz de agradar a diferentes faixas etárias), são bastante dinâmicas e coloridas em tons suaves, mas vivos, estando bem adaptadas ao imaginário de Alice. São também eficazes a acompanhar o desenrolar da história, fazendo deste um belo álbum para ler em família, pois, além da “simples” leitura, permite uma participação activa dos “leitores” na história, levando-nos por um belo passeio pelo País das Maravilhas.
Ao fim de tantos anos e tantas adaptações, é agradável verificar que ainda há imaginação para revisitar de forma original Alice no País das Maravilhas. Mas, também, convenhamos: o mundo criado por Lewis Carroll dá pano para mangas para se exercitar a imaginação.

2 pensamentos sobre ““Alice no País das Maravilhas” – Lewis Carroll (adaptação de Harriet Castor e ilustrações de Zdenko Bašić)

  1. Pingback: Contraponto lança versão «pop-up» das «As Aventuras de Pinóquio» | Porta-Livros

  2. Pingback: «Branca de Neve» – Stella Gurnay (adaptação) e Zdenko Bašić e Manuel Sumberac (ilustrações) | Porta-Livros

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.