Estreia no cinema “Desgraça”, adaptação da obra de J.M. Coetzee

disgrace-4Estreia hoje (22 de Outubro) o filme “Desgraça”, realizado por Steve Jacobs e baseado no livro com o mesmo título da autoria do escritor J.M. Coetzee. John Malkovich é o protagonista da adaptação desta obra que em 1999 venceu o Prémio Booker e que foi publicada em 2000 em Portugal pela Dom Quixote.
Desgraça” conta a história de David Lurie, um professor universitário da Cidade do Cabo, de meia-idade, divorciado, que divide o seu tempo entre o desânimo das aulas e as satisfações momentâneas que encontra numa prostituta. Quando esta deixa de o atender, David desvia as suas atenções para uma jovem aluna, começando uma aventura sexual que, quando tornada pública, o leva ao despedimento e à humilhação. Passada na África do Sul pós-apartheid, trata-se, segundo a Dom Quixote, “de uma história sobre a nova África do Sul, sobre questões políticas e pessoais, e que retrata uma sociedade num estado de metamorfose violenta.”
DESGRACA_AFJ.M. Coetzee, Prémio Nobel em 2003, nasceu na Cidade do Cabo (África do Sul), em 1940, e estudou no seu país e nos Estados Unidos. Actualmente vive na Austrália. Em Portugal estão editados pela Dom Quixote os seu livros “No Coração Desta Terra”, “À Espera dos Bárbaros”, “A Vida e o Tempo de Michael K”, “A Ilha”, “A Idade do Ferro”, “O Mestre de Petersburgo”, “Desgraça”, “Elisabeth Costello”, “O Homem Lento” e “Diário de Um Mau Ano”.
Segundo a Dom Quixote, “Verão”, a tradução portuguesa de “Summertime”, o seu mais recente romance, será editado em 2010.

4 pensamentos sobre “Estreia no cinema “Desgraça”, adaptação da obra de J.M. Coetzee

  1. Olá Rui

    Agora só me falta ver o filme. Adorei a história, quis devorar o livro, senti o autor ali ao meu lado, escreve sem pretensiosismos, é intenso, faz pensar sobre a vida sem ideias pré concebidas e está muito bem traduzido. Seguramente irei ler o livro mais vezes. 🙂

  2. Pingback: Postcolonial Guilt,
 or the Evening Out of Equality

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.