“Satanás” – Mario Mendoza

td-satanasSatanás”, de Mario Mendoza e editado em 2005 pela Temas e Debates, é uma obra dura, realista, violenta, mas de tal forma arrebatadora, que não deixa ninguém indiferente. Escrita com raiva e energia, transporta o leitor para um mundo de trevas que, contudo, é bem real. A acção decorre em Bogotá e recorda um momento verídico: um ex-combatente do Vietname e estudante de literatura (colega do autor) em 1986 assassinou mais de vinte pessoas e suicidou-se num dia de loucura absoluta. Neste romance Mario Mendoza conta-nos não só o caso desse seu estranho parceiro de estudos, mas também outras histórias (saídas da sua fervilhante imaginação) onde as personagens vivem no limite entre o Bem e o Mal, antes de entrarem numa irreversível espiral de maldade que as levará por uma descida aos infernos. Temos uma jovem que quer sair da pobreza a todo o custo, embora sem cair na tentação do pecado da prostituição; temos um pintor que descobre nos seus retratos as doenças dos seus retratados; temos o tal estudante de literatura.
Ao longo do livro, estas três histórias seguem independentes até se cruzarem apenas no final arrepiante que Mario Mendoza delineou.
Um livro imprescindível pela sua coragem e honestidade e também, claro, por estar muito bem escrito e estruturado, o que lhe valeu o prestigiado Prémio Seix Barral de 2002 em Espanha.

2 pensamentos sobre ““Satanás” – Mario Mendoza

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.