“O Príncipe do Rio” – Manuel Alegre e Danuta Wojciechowska (ilustrações)

o_principe_do_rioO poeta e romancista Manuel Alegre lançou, em parceria com a ilustradora Danuta Wojciechowska, um livro infantil que é, acima de tudo, um convite à imaginação. O seu título, “O Príncipe do Rio”, sendo uma edição da Dom Quixote. 

Através de João, o protagonista desta bela história, quem lê este livro vê-se envolvido num mundo de fantasia, onde é difícil (felizmente) discernir o real da imaginação. Essa é, aliás, a grande dificuldade de João, quando, durante uma das suas pescarias no rio, sob um frondoso salgueiro, ouve uma voz misteriosa a falar com ele. Não era mais do que príncipe que estava aprisionado naquela árvore e que já antes se lamentara a um rouxinol relativamente à sua tristeza por ninguém o ver, dado a sua pequenez. Por ser tão pequeno e praticamente invisível a olho o nu, o príncipe resolver falar para ser ver notado, no fundo ganhar vida. Foi pela voz que conquistou o seu direito a que nele reparassem.

Mas, quando João contou aos pais que tinha ouvido uma voz, não acreditaram nele e disseram que tudo não passara de imaginação, uma forma de ultrapassar as horas solitárias gastas na pesca.

João voltou ao rio e voltou a ouvir a voz, revelando-lhe o príncipe que só poderia sair da árvore e reconquistar o seu reino e o seu povo se alguém nele acreditasse, ou seja, se o visse. Naturalmente, não há uma conclusão óbvia neste livro, já que, tal como sucede a João, é dado espaço à imaginação do leitor. Essa é a mensagem da história, a imaginação permite-nos criar um mundo belo a partir de quase nada, sendo apenas necessário colher as pequenas coisas que se nos deparam no dia-a-dia.     

As ilustrações de Danuta Wojciechowska são uma boa ajuda para o leitor criar o seu mundo imaginário, embora possam parecer algo inacessíveis, de início, ao público infantil mais jovem, habituado a imagens de mais fácil apreensão.

Um pensamento sobre ““O Príncipe do Rio” – Manuel Alegre e Danuta Wojciechowska (ilustrações)

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.