“Nómada” – Stephenie Meyer

nómadaNómada”, o novo romance da autora norte-americana Stephenie Meyer, autora da saga de vampiros e lobisomens “Luz e Escuridão”, tem tudo para agradar aos fãs da escritora e dos seus bestsellers. Mesmo que desta vez a temática seja diferente, já que em “Nómada”, uma edição da Gailivro, é no mundo da ficção científica que nos movemos, mas não a clássica, ou seja, não contem aqui com naves espaciais, batalhas interstelares, sabres de luz e visitas a planetas desconhecidos. Há extraterrestres, sim, mas não passam de almas.

Expliquemos, a Terra foi invadida por seres alienígenas, mas (e esta é uma das originalidades da obra e um dos seu pontos fortes), a invasão é feita pela alma. Ou seja, os habitantes da Terra passam a ser os hospedeiros dos aliens. A alma humana dá lugar (forçada) à alma extraterrestre, já que esta última precisa de se expandir do seu mundo já esgotado. Indiferentes ao tipo de hospedeiros que os acolhem, os aliens adaptam-se a viver em qualquer mundo e chegam a Terra depois de já terem passado, por exemplo, por mundos povoados por espécies de golfinhos ou aranhas.

A obra está escrita de uma forma competente. Não há aqui lugar para brilhantismos literários, mas também não é isso que se pede, nem o que se aguardava em mais este livro destinada ao público juvenil.

O argumento está bem estruturado e aproveita bem a – não é de mais repetir – excelente ideia que está na origem da história.

Os parasitas da alma aos poucos começaram a dominar o nosso planeta e criam cá uma sociedade aparentemente perfeita, onde a aparência exterior permanece inalterada, embora haja melhorias notórias. Por exemplo, a saúde é uma área vital, quase não há doenças, e a criminalidade praticamente desapareceu. Praticamente porque, na verdade, há ainda uns focos de resistência humana a esta invasão, seja em grupos seja a nível individual.

Nem todos os humanos (entre os sobreviventes) estão satisfeitos com as novas regras. Na verdade, a esta nova Terra ironicamente falta… alma. E é por aqui que “Nómada” segue. O leitor, tal como qualquer alien parasita “invade” a mente de Melanie Stryder, a protagonista. Ela foi possuída por uma invasora, chamada Nómada, mas algo correu mal, já que se mantém consciente dentro do seu próprio corpo, em paralelo com Nómada. Um verdadeiro caso de dupla personalidade. Acaba por tornar-se uma espécie de consciência da extraterrestre, levando esta a questionar-se sobre a bondade da invasão protagonizada pela sua espécie. Este é outro dos pontos fortes da obra de Stephenie Meyer, a evolução da relação entre estas duas mulheres que partilham o mesmo corpo. Nómada não sabe como viver/conviver com as sensações e emoções dos humanos, sendo-lhe difícil compreender sentimentos como solidariedade, compaixão e, inevitavelmente, amor.

Jared é o homem que Melanie ama e ela praticamente obriga Nómada a ir ao encontro dele. Quando o encontram, começam aí os verdadeiros dilemas internos de Nómada.

Nómada/Melanie vão parar a uma comunidade que vive escondida numa região remota, que tenta recriar em pequena escala o modelo de sociedade existente antes da invasão.

Ao contrário de outros livros da autora, em “Nómada” não há a sensação de que se caminha para um desfecho que… não tem desfecho. Não há aqui um objectivo assumido de fazer uma trilogia, ou tetralogia. Mas sosseguem os fãs, a história, apesar de ter uma conclusão, deixa algumas pontas suficientemente soltas para, caso seja necessário, dar início a uma eventual saga.

Apesar da fórmula de Stephenie Meyer estar votada ao sucesso e por isso não ser necessário mudá-la, talvez com “Nómada” a escritora pudesse ter arriscado um pouco mais. Poderia ter posto de parte o seu estilo contido e pintar a história com mais sangue, com tons mais negros, dotá-la de mais sombras. Não iria por certo espantar os fãs já conquistados e até poderia abrir portas a outros públicos igualmente jovens mas já mais abertos a outras experiências.

53 responses to ““Nómada” – Stephenie Meyer

  1. The book is really good… you should read someday! If you don’t have money to buy ask a friend or someone, because you will love it too.

    Bye
    Thank You Stephanie you are a great writer.

    😀

  2. I’ve already read the book… It’s amazing!

  3. Muito bom…ja comprei o livro e agora vou lê-lo!!!

  4. Eu gostei muito do livro 🙂

  5. livroooo muuuuuuuuuiiiiiiiiiiiitoooooooooooooooooo perfeitoooo
    vale a pena ler
    eu já li 6 vezes e eu n estou brincando qd digo q eh bom!!!

  6. Sofia Figueiredo

    Adoro os seus livros!

    É uma das minhas escritoras favoritas.

    Adoraria se continuasse a escrever o Sol da Meia-Noite.

    Espero que nunca deixe de escrever, pois adoro as suas obras

  7. Sofia Figueiredo

    o seu livro nómada é lindo e como já disseram merece ser relido inumeras vezes!

    É lindo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  8. The book is fuckin’ horrible!!
    I hated “The Host”
    Please don’t buy that book It sucks!!!

  9. tenho uma vontade inacreditavelmente grande de ler… e vou ler!

  10. este livro e espetacular! é interessante a forma como Nómada se torna aliada de Melanie, e ambas partem em busca do seu amor: Jared
    como todos ja disseram o livro e mesmo bom

  11. nao podia por um pouco de informação sobre as personagens?

  12. Livro lindo…

    acabei de ler , é espectacular mesmo, lindo !!!!!!!

  13. estou lendo e estou maravilhada com esse livro.
    embora seja uma linha diferente de twilight é uma história de amor tão bonita quanto.
    espero que tambem vire filme; vai ser maravilhoso!!!!!!!!!!!

  14. Simplesmente complecto….incrivel como uma escritora consegue em tão pouco tempo criar tantas obras de titulo BEST_SELER. Aconselho à leitura de qualquer um livro da Stephenie Meyer .

  15. The book The Host is amazing… I love it and I think that this book is better than twilight!

  16. Olá!

    Nómada já está a venda no Brasil?
    Como faço para conseguir?

    Adorei a Saga Crepúsculo, e já sei que não me decepcionarei com os próximos livros dela

  17. Pingback: “A Hospedeira” – Romance adulto de Stephenie Meyer agora em filme | Mix Total

  18. livro completamente perfeito . não me importava que tivesse mais 10 mil paginas em cima , continuava a le-lo . O Ian deve ser perfeito ! ❤
    a stephenie é , sem duvida , a maior ! *.*

  19. amol o seus livros

  20. the book is absolutely fantastic…in the beginig is a little boring but if we continue its worth reading. better than twilight series!

  21. Estou a acabar de ler a saga do Luz e Escuridao, mas amanha ja começo a ler o Nomada que estou entusiasmada por começar =)

  22. Comprei o livro a semana passada, estou com grandes expectativas, mas o que aconteceu é que comecei a ler e a história não me esta agradar, o livro é mesmo um romance?

  23. O livro é perfeito mesmo +.+

    Li-o em dois dias e fiquei triste por ter acabado. Este livro é mesmo espectaular *-*

    DUVIDA:

    Gostava que me respondessem a istu, se souberem claro. É mesmo importante.

    O Nómada vai ter uma continuação, istu é, vai haver um segundo livro ?

    E vai haver filme?

    Respondam por favor.
    Obrigada.
    Beijinhu @

  24. tem continuação sim é ‘The soul’

  25. Ai que bom +.+

    E sabes me dizer se esse livro já há à venda legendado em português?

  26. Pedro Rodrigues

    Eu pedi emprestado a uma colega minha, mas ainda não comecei a ler. Vou começar hoje. Mas será que o livro é mesmo fixe. Eu nunca lu um livro desta autora, vai ser o primeiro, mas a coleção Twilight adaptada ao cinema é fixe, eu gosto dos filmes, espero gostar deste livro também, mas parece tão grande.

  27. Pedro Rodrigues

    Já tou a ler o livro, para já tem sido muito fixe, tou a adorar, embora o principio seja um bocado aborrecido, tlvez por ser monótomo, com menos diálogo, mas agora está a ser extremamente interessante lê-lo, já cheguei ao capitulo 24, e gostei do que já li. Já há mais fala e interacção entre as personagens, e a Malanie e Nómada já se dão extremamente bem, já são “dois em um”. Mas o Jared irrita, foi completamente bruto para a Nómada e a Malanie, e chegou a bater-lhes, está muito arrogante. E a maneira que as pessoas as tratam (Nómada e Melanie) mete raiva. Mas é um livro que estou a gostar muito. 😀

  28. Bom eu até estou com peso na consciência pois tenho o livro logo que saiu, e comecei a ler logo que acabei a saga do crepusculo, sinceramente também só li 30 páginas e não me cativou muito… mas depois de ter lido tudo isto vou ler, depois deste que ando a ler…
    Obrigada pelas vossas opniões, gosto muito destas trocas de opniões…
    Depois logo direi o que achei do livro…

  29. Ola!
    Eu ainda não tive oportunidade de ler este livro, que ao que tudo indica é mais um suceso da minha escritora favorita…

    Alguem sabe se ete livro vai ter continuação (Saga)?
    E se vai ser lançado em filme?

  30. O livro é mesmo muito bom, adoro todos os livros da escritora são fantásticos…..
    Estou ansiosa por ler o segundo…

  31. Eu adorei o livro +.+

    Alguem me sabe dizer qual o nome do proximo livro ? Se houver, claro ..

    Obrigada 😀

  32. Amei e tenho um blog….espero é que nao demore muito o filme….

    amei realmente…. 🙂

  33. alguem sabe se vai haver filme’????

  34. Eu pedi o livro a uma colega minha, ela não passou do 2º capitulo porque achava enfadonho, eu confesso que também achei o inicio sem piada mas mesmo assim continuei a le-lo e quando cheguei a fim apetecia-me que o livro fosse maior porque a história estava a ser fantastica.

    • Tens razão…

      Eu mesma achei-o um bocado para o sem interesse…

      Mas continuei a ler…

      Sempre à espera daquela parte que deixa todos curiosos de saber o que se irá passar a seguir…

      E a partir dessa parte até ao final do livro, nem vale a pensa dizer, é simplesmente entusiasmante.

  35. Bem acabei mesmo agora de o ler…

    Que dizer?

    Tem uma história impressionante…

    Agarra qualquer pessoa até à última página

    Perfeito 😀

  36. O livro é fantástico! Li-o em quatro dias e de certeza que o irei ler outra vez.
    O inicio não é muito atractivo, talvez porque não o consegamos entender logo, mas quando as peças se unem, é excelente e não dá para parar de ler!
    Aconselho 🙂

  37. Bem já li todos os livros dela e são excelentes mas sem duvida que o Nomada é de uma imaginação extrema, adorei….valeu a pena as 836 páginas.

  38. O melhor livro de sempre!!! por favor continuação!!!! Agarrou-me completamente…. durante 5 dias vivi agarrada a este livro…. é demais… nunca pensei que um livro poderia conter tanto sentimento, tanta emoçao em páginas. Nunca fui uma pessoa de ler muito mas acreditem, se houver mais livros assim…. que se lixe a televisao!!! 😛

    Parabéns Stephanie Meyer!

  39. É o melhor livro que já li! FANTÁSTICO!!
    Se fosse para filme iria ser um êxito, com certeza!
    Espero que Stephenie Meyer continue com a história porque é fabulosa!
    Eu li o livro, que tem 836 páginas em 3/4 dias! Não o conseguia largar!
    Na realidade estou um pouco obcecada :$

  40. Só é pena nao haver filme.. 😦
    Mas o livro foi um dos melhores, se é que não foi o melhor livro, qe já li !
    Toda a gente devia ler, e é impossivel não gostar (se ler o livro todo).
    O ian e a noa foram as minhas personagens preferidas. 🙂

  41. amo o livro! e amo o Iane tenho uma pergunta alguem tem alguma sugestão de livro parecido e que eu amo livros de ficção e ao mesmo tempo romance!
    ADOREI a forma como no inicio o Ian a queria matar mas depois se apaixona e a protege!

    LY Ian

  42. Bianca Vilaverde

    Li-o num dia e adorei!!!

  43. aqi onde eu moro as livrarias ja não tem mais para vender de tanto que as pessoas compram >> continuo procurando!!
    amo a escritora

  44. Bem, eu estou a ler neste momento, faltam-me cerca de 100 páginas para acabar e estou simplesmente a AMAR!
    Sempre fui fã da Saga Twilight e tinha muitas expectativas em relação a este livro. No entanto, concordo com o que já fora dito aqui: o início do livro não cativa lá muito. Mas com o desenrolar da história fiquei completamente rendida!
    Acho que Stephenie neste livro acaba por louvar o ser humano. Conseguimos ser crueis, mas na verdade, temos sentimentos fortes como amor, compaixão, ciúme, etc. Algo que no inicío, Nómada não se conseguia habituar.

    Tá um livro simplesmente fantástico! E digo, eu que era fã da Saga Twilight, neste momento acho que o livro Nómada consegue ultrupassa-la umas dez vezes!

    Parabéns à Stephenie Meyer! Grande escritora!

  45. Uma colega minha tem o livro, leu-o e diz que adorou. Vou pedir emprestado para ler porque em tempos de crise quanto menos se gastar melhor. Espero que valha a pena, pois adoro os livros da autora.

  46. já tenho o livro a bastanate tempo, tava em espera, finalmente comecei a ler, ainda vou no cap V, mas até aqui tou a gostar 🙂 🙂

  47. Como definir este livro… simplesmente genial!!! devorei cada frase neste livro e dei comigo a correr com as personagens, a viver cada momento como o meu, visualizando de forma “passiva” o extraordinario enredo criado pela stephenie. Obrigado por tão magnifica leitura pois tive vontade de saltar pra dentro do livro e fazer parte deste também.

  48. Pingback: Versão cinematográfica de «Nómada», de Stephenie Meyer, chega a Portugal a 4 de abril | Porta-Livros

Deixe uma Resposta

