E o Oscar vai para… Vikas Swarup!

quem-quer-serNuma edição em que três dos cinco candidatos ao Oscar de melhor filme do ano eram baseados em obras literárias, Vikas Sarup, escritor indiano autor de “Quem Quer Ser Bilionário?” tem de ser considerado, nesta matéria, o grande vencedor.

O seu livro, adaptado ao cinema por Danny Boyle, já tinha sido editado em Portugal pela ASA há uns tempos, mas ganha agora nova notoriedade.

O romance conta a história de Ram, um pobre empregado de mesa de Bombaim, que vai parar à prisão depois de responder correctamente a doze perguntas do concurso “Quem Quer Ser Milionário?” Tudo porque um pobre órfão que nunca leu um jornal ou foi à escolas não pode saber qual é o mais pequeno planeta do sistema solar ou o título das peças de Shakespeare.

O autor, Vikas Swarup, nasceu em Allahabad, na Índia, no seio de uma família ilustre. Frequentou a Universidade de Allahabad e após a conclusão do curso seguiu a carreira diplomática, tendo sido destacado para países como Estados Unidos, Turquia, Etiópia e Reino Unido. Posteriormente trabalhou no Ministério dos Negócios Estrangeiros da Índia. “Quem Quer Ser Bilionário?” é o seu primeiro romance.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.