Contraponto aposta em “O Contador Histórias”, de Rabih Alameddine, para a rentrée de Setembro

A Contraponto lança a 3 de Setembro, O Contador de Histórias, de Rabih Alameddine, um romance que nos leva das dunas resplandecentes do Antigo Egipto às ruas devastadas do Líbano contemporâneo. Trata-se, garante a Contraponto, de “um romance surpreendente, imaginativo e exuberante”. O autor, nascido na Jordânia e filho de libaneses, viveu no Kuwait, no Líbano, em Inglaterra e nos Estados Unidos da América.

Sobre o livro: «Osama al-Kharrat regressa a Beirute, depois do seu prolongado exílio voluntário na América, para estar ao lado do seu pai no leito da morte. A cidade, agora, é apenas uma sombra da Beirute de que Osama se lembra, mas a sua família e os seus amigos mantêm o espírito intacto: continuam a discutir, a rir e, sobretudo, a contar histórias.
O avô de Osama era um hakawati, ou contador de histórias, capaz de adoçar os ouvidos do emir mais céptico e de despertar a imaginação mais adormecida com contos clássicos reinventados a partir da Bíblia, do Corão ou das Metamorfoses de Ovídio.
O jovem Osama recolhe o legado do seu avô e começa a tecer a história da própria família, cheia de segredos, escândalos e frustrações. Uma história que o levará a voar num tapete mágico pelos céus do Médio Oriente, com fábulas de princesas, de génios, de sultões e vizires, por palácios e desertos. Uma preciosa peça de tapeçaria que une o clássico e o moderno, o mítico e o quotidiano, que encerra uma história dentro de outra como que por magia, hipnotizando o leitor desde as primeiras linhas: «Escutai. Deixai-me ser o vosso deus. Deixai-me levar-vos numa viagem para lá da imaginação. Deixai-me contar-vos uma história.»

About these ads

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s