“A Invenção de Hugo Cabret” – Brian Selznick

“A Invenção de Hugo Cabret”, do norte-americano Brian Selznick, editado em Portugal pela Gailivro e depois pela ASA, é uma obra inclassificável em termos de género, mas não em termos de qualidade. Nesta última área leva indubitavelmente cinco estrelas. Na anterior pode ser colocada na secção de novela gráfica, romance, livro ilustrado, literatura fantástica, etc… É considerado um livro para crianças, mas que adulto consegue ficar indiferente a esta obra que, sem dúvida, consegue gerar consenso entre os críticos e, mais importante, entre o público? É o típico livro que qualquer adulto, mesmo dando a si próprio a desculpa que está a comprá-lo para os filhos, não resistirá a espreitar e folhear.

Enfim… é um livro, e extremamente belo, a nível de história, de ilustrações, enquanto puro objecto, etc.  

“A Invenção de Hugo Cabret” é, acima de tudo, uma obra de arte. É um livro mas podia ser um filme, daqueles a preto e branco, como as ilustrações a carvão que embelezam esta obra.

É uma homenagem ao cinema, mais propriamente aos primórdios da 7.ª arte, concretizada através de uma história à volta de George Méliès e da sua “Viagem à Lua”. O livro tem mais de 500 páginas, na sua grande maioria preenchidas por ilustrações e também por algumas fotos da época, entremeadas por pequenos blocos de texto, que servem como uma espécie de guia para a história visual que vamos acompanhando. Atenção: “pequenos blocos de texto” não significa um papel secundário na obra. O livro está bem escrito, simples mas belo, e bem estruturado, apresentando uma história consistente que só não é complexa por ser apresentada de uma forma clara. Não lhe faltam elementos capazes de prender o leitor: suspense, acção, amor, emoção, amizade, mistério… há por ali muitos segredos, nenhuma das personagens é totalmente transparente de início e todas escondem algo nas suas vidas.

Hugo é um rapaz órfão que, em 1931, vive entre as paredes de uma estação de comboios parisiense. Hugo está encarregado de fazer a manutenção dos relógios da gare e entretanto, aqui e ali, vai roubando pequenas coisas de que necessita para ir sobrevivendo no dia a dia.

O pai de Hugo trabalhava num museu onde descobriu um autómato que, sentado a uma mesa, com uma caneta na mão, se mostrava pronto a escrever algo, assim pudesse ganhar vida. No entanto, nem o pai (que entretanto viria a falecer num incêndio no museu) nem Hugo, socorrendo-se de um bloco de notas herdado do pai, conseguiam pôr o autómato a trabalhar, para ver se ele realmente escreveria algo.

Entretanto, Hugo começa a relacionar-se com um velho que tem uma pequena loja na estação de comboios, onde uma vez foi apanhado a roubar pequenas peças. Mas, depois de conquistar a confiança do dono, que não é tão mau como fazia crer, começa a trabalhar para ele. Aos poucos percebe-se que também ele tem algo que ver com o autómato que Hugo, aos poucos, vai reconstruindo. A dada altura, Hugo convenceu-se que o autómato tinha por escrever uma mensagem ditada pelo seu falecido pai.

imagem_rapaz2Entretanto, o rapaz trava amizade com a neta do velho, Isabelle, e juntos tentam desvendar o mistério do autómato e ao mesmo tempo começam a descobrir algo sobre Méliès, um ilusionista e cineasta desaparecido que, afinal, não está morto, mas sim ali bem próximo deles… e bem vivo! – Georges Méliès foi o autor, em 1902, do primeiro filme de ficção científica de sempre, “Uma Viagem à Lua”, e Brian Selznick sempre quis fazer um livro à volta desta figura.

O autor, Brian Selznick, é o ilustrador dos livros “The Dinosaurs of Waterhouse Hawkins”, agraciado com uma menção honrosa Caldecott, e “Walt Whitman: Words for América”, premiado com o The New York Times-Best Illustrated, ambos de Barbara Kerley, bem como de “When Marian Sang”, de Pam Muñoz Ryan, com o qual ganhou uma menção honrosa Sibert.

Já com “A Invenção de Hugo Cabret”, Brian Selznick conquistou a Caldecott Medal.

Selznick divide o seu tempo entre Nova Iorque e San Diego.

About these ads

69 responses to ““A Invenção de Hugo Cabret” – Brian Selznick

  1. Eu acabei de ler o livro. É muito bom e nos faz sonhar. As ilustrações são belíssimas. E os sites sugeridos são muito instrutivos. O livro nos leva a querer conhecer mais sobre os primórdios do cinema.

  2. Adorei o livro ParabénS .
    Já li 3 vezes de tão viciante que é
    adorei faça a 2 edição
    por que vale a pena ler .

  3. estou lendo este livro pra escola. estou adorando, o fato de ter belas imagens me prende mais no livro.

  4. Estou lendo estee livro na escolaa, jáa estou no 10º capitulo da 2ª part do livro.
    Estou adorando ée muito boum e viciant ..
    Adoroo estee livro e qero le-lo muitaas outras vezes.
    Maiis dpoiis q le-lo vou fazer um relátoriio .. E agra tenho q imaginar o finaal q qero para históriia.
    Estou muito ansiosa para o fiim do livro !

  5. Scorsese esta em fase de gravação , com Jude Law será rodado em 3D com atores reais. A produção, que já está sendo filmada em Londres e Paris, tem previsão de lançamento para dezembro de 2011.

  6. já li ess livro,eh mt bom!=)super bem ilustrado!

  7. Pingback: Tweets that mention “A Invenção de Hugo Cabret” – Brian Selznick | Porta-Livros -- Topsy.com

  8. Eu ganhei o livro de amigo culto, e nem liguei pro livro e só fui ler por que foi o meu amigo que me deu. Então, eu ate entendi o recado do meu amigo. Ele me deu o livro por que sou uma grande fã de George Méliès, e claro, do seu grande filme ” A viagem a Lua “. O pioneiro dos efeitos especias, e pra epoca, o cara e super inteligente. Até no filme mostra os desenhos do senhor Méliès. PERFEITAMENTE MUUUUITO BOM!

  9. Gente eu terminei de ler esse livro ontem, MUIIIITO BOOOOM!
    cara esse livro minha irmã tinha ganhando mais nen ligou eu adorei esse çivro ele é muito massa, hugo cabret um menino orfão e ladrão O.O/zoa
    bom se você esta pensando em comprar compre porque ele é muito bom :D

  10. eu estou lendo este livro na escola e ele eh muito enteressante vale apena comprar

  11. Simplesmente d+, li o livro em um dia e é maravilhoso me fez entrar de uma forma tão maravilhosa na história, um livro encantador.

  12. eu ganhei este livro, e li em uma noite!
    nao consegui parar de ler!

  13. Toltamente sem comentarios ja fis quatro livros escolares mais adorei isso brilhante

  14. esse é o melhor livro que eu ja li em toda minha
    eu numca gostei de ler mais esse livro ganndo começei a ler não consegui para
    li ele tudo em 1 dia só
    esse conserteza eo melhor livro de todos

  15. Eu ganhei esse livro na escola mas nunca fui de ler.Quando comecei não conseguir parar por que é um suspense muito grande.Só queria saber o final do livro.Adorei ele…….;)

  16. Estou lendo esse livro maravilhoso que eu ganhei da escola,se nao fosse o governo pra me dar esse livro belissimo eu nao ira conhecer esa marivilhosa historia

  17. ganhei ele ontem e ja to quase acabando

  18. EU ESTOU LENDO ESTE LIVRO PRA UM TRABALHO ESCOLAR . AMEI O LIVRO QUANDO COMESO A LER NAO CONSIGO MAIS PARAR

  19. a minha professora deu em trabalho deste livro, adorei a ajuda deste link …valeu

  20. adorei esse livro[
    estou lendo por que é p trabalho de escola
    + msm assim gostei mto

  21. Eu acabei esse livro em 6:00 HRs

  22. o livro é muito legal e vc imagina a cena ,terminei de ler ontem

  23. amei ler o livro,as ilustrações muito lindas….comecei a ler ontem e terminei hoje esse livro é tão viciante simplesmente AMEI Parabéns pelo autor e pela linda história de ”Georges Milies” que foi um grande ilusionista e fez muitos filmes ^^

  24. nossa esse livro é muito interessante…Fiquei 3:30h para ler o livro inteiro mais valeu apena … Se minha escola desse mais livro assim ficaria muito feliz.

  25. estou lendo este livro ganhei na escola
    ameiiiii

  26. antonia garcia da silva

    gostei do seu livro vc é um bom escritor

  27. Este livro me levou a um mundo que eu jamais havia sonhado em entrar e eu gostaria de agradecer ao altor por ter me dado esta chance e dizer que o mesmo tem uma mente de gênio !!!!!

  28. amei o livro to quase terminando ele e muito bom e emociante

  29. o livro e um espetaculo de tentaçao quero muito ler outra vez

  30. este livro e muito bom espero que todas as pessoas que possam ler gostem igualmente a mim.

  31. amei esse livro e as imagens sao muito facinantes deixa o livro ainda mais gostoso de ler.

  32. acabei de terminar de ler esse livro e foi o primeiro que me chamou a atençao para ler inteirinho amei de mais e aprendi muito com ele

  33. Eu terminei de ler o livro,e eu amei!eu emprestei o livro pra my miga,e assím q ela devolver eu vou ler de novo,e de novo até enjoar,se isso é possível:-)kkkk

  34. Li este Livro e me encanteei com a historiia ♥

  35. eu ganhei esse dias esse livro ele e muitoBOM mesmo
    amei essa historia

  36. esse texto ajudou muito o meu projeto

  37. mano nunca li umlivro tão viciante

  38. eu ja li
    esse livre ee muito daora

  39. Ese livro num é aqlas koisas q se diga “nosa qi livro” ah mais da pa le quando ta xovendo!

  40. nao tenho o que comentar sobre esse livro so da para dizer q eu amei muito maravilhoso

  41. ADOOOOOOOOOOOOOOOREII ESSE LIVRO EH MUITO INTERESANTE IIIII LEGAL……

  42. uum dos meelhores livros que ja li a invencao de hugo cabret e sensacional muito boom mesmo eeu adoreei e se fizerem a segunda edicao vou teer o praazer de compra …. bjoos

  43. Bom só queria informar que a historia ocorreu no ano de 1930 não em 1931….
    Adorei o livro e o fato de que estão produzindo um filme me anima ainda mais…agradeço a compreenção

  44. Esse livro é muito legal mesmo, tanto que vai ter até filme , eu li ele para um trabalhu de escola mais adorei , só n vou ler denovo pq eu n tnehu mtu tempo , mais como dise o cra ali , da pa ler quando ta xovendo ou quando vo pó banheiro …

  45. tenho ke ler para prova mas tenhu preguiça

  46. legalllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllll.

  47. simples mente lindo.

  48. nossa q merda odeio qno a escola passa esses trabalho

  49. ganhei ele na escola e amei eh muito bom um dos melhorees que ja li pena q a historia eh muito pequena.

  50. Muito boa a história,ilustrações o suspense etc…Meu filho ganhou na escóla, folheando apenas algumas paginas já me conquistaram..o resultado foi que li o livro inteiro em apenas uma noite..rsrs…no outro dia foi duro acordar pra ir trabalhar…rsrs…recomendadíssimo…agóra quero assistir ao filme

  51. Muito boa a história,ilustrações o suspense etc…Meu filho ganhou na escóla, folheando apenas algumas paginas já me conquistaram..o resultado foi que li o livro inteiro em apenas uma noite..rsrs…no outro dia foi duro acordar pra ir trabalhar…rsrs…recomendadíssimo…agóra quero assistir ao filme

  52. Gostava de pedir que, caso seja do interesse deste blogue, divulgasse o Clube de Leitura Jane Austen promovido pela Bertrand Livreiros em parceria com o Jane Austen Portugal. Mais informações aqui: http://janeaustenpt.blogs.sapo.pt/282046.html e http://clubedeleiturabertrand.blogspot.com/p/clube-de-leitura-jane-austen.html

    Muito obrigada,

    Clara F.

  53. eu ganhei na escola, tenho 14 anos, adorei, quando eu e a minha turma ganho no outro dia tava todo mundo lendo foi uma vebre de hugo cabret, eu to lendo a segunda vez mais teve gente da minha sala que ja leu mais de cinco vezes. adorei, o livro podia ter o segundo volume.

  54. Ganhei o livro na escola e me apaixonei, li duas vezes e agora estou louca a espera de ver o filme que entrará em cartaz este mês!

  55. Vi o filme, dirigido por Scorcese, e fiquei maravilhada, assim como minhas duas filhas que têm 15 e 10 anos, e fiquei com vontade de ler o livro, no qual o filme se baseou. No Brasil ele foi editado pela S.M. e vou conprá-lo. Obrigada pelo seu post.

  56. Leninha Gandolfob

    Livro maravilhoso para qualquer idade! Melhor ainda se completado com o filme q está em cartaz e ainda: entre no google, procure “George Méliès A Viagem para a Lua”, assista um filme de 11 minutos feito em 1902 pelo Papa George, o dono da loja de brinquedos, personagem real. Vale a pena.

  57. É mt legal para as minhas apresentações ^.^

  58. Li quando teve a sua primeira edição. ADOREI!!

  59. vou começar a ler o livro, e já estou gostando! tem muitas imagens muito bem desenhadas, são espetaculares!!!!!!!!

  60. Marcilene Viana

    Li em dois dias e Achei facinante! O texto é ótimo e as ilustrações maravilhosas!!!

  61. ESTOU LENDO O SEU NOVO LIVRO

  62. VC SE BASEIA EM FATOS REAIS PARA FAZER OS SEUS LIVROS

  63. dimais esse livro adoro leio senparar esse livro e muiyto legal kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  64. Regina Matavelli

    Sou professora,Regina Matavelli e trabalho em uma sala de leitura em escoal Estadual.Foi um verdadeiro sucesso ,como A menina que roubava livro e O menino do pijama listrado………lindos partabéns

  65. Que lindo tudo isso

  66. EU ADORI O LIVRO,QUEM ESCREVEU ELE TA DE PARABÉMS SUPER SUPER LEGAL O LIVRO !!! ;)

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s